top of page

Parceria entre APAE de São Luís e Senac estimula geração de renda e prepara para o mercado de trabal

O Programa de inclusão social “Senac faz sua parte” atende 40 cursistas entre pais e alunos da Escola Eney Santana, sem nenhum custo


Uma parceria entre a APAE de São Luís e Senac-MA têm proporcionado aos alunos Escola Eney Santana e seus familiares, dois cursos nas áreas de customização de roupas e práticas administrativas com o objetivo de proporcionar alternativas de geração de renda e preparação para o mercado de trabalho. A parceria funciona assim com o Senac -MA disponibilizando professores e materiais para a realização curso e a APAE oferecendo sua estrutura física.


O curso de práticas administrativas tem duração de 30h e segundo a instrutora do curso, Taliene Melano, tem contribuído para uma formação inclusiva. “A turma tem 20 alunos e é inclusiva, porque tem alunos com deficiência intelectual e sem deficiência, diferentes idades e perfis. A participação deles é muito boa, com grande interação e muita paciência para fazer as atividades compartilhadas e isso é bom porque ajuda a desenvolver várias capacidades e amadurecer de uma forma mais consistente quando se aproximam de outras pessoas”, explicou.


Já o curso de customização de roupas teve a duração de 20h, foi destinado aos pais e familiares de alunos da Escola Eney Santana como forma de geração de renda, incentivando o empreendedorismo. Segundo Francisca Gomes, instrutora do curso, o resultado tem sido surpreendente. “Toda a criação e customização foram ideia delas a gente como instrutor apenas direcionou algumas coisas. Esse curso fala sobre a sustentabilidade de nós reaproveitarmos roupas ao invés de colocar fora, pois, cada peça tem seu tempo de decomposição na natureza. Eles são fervilhantes de ideias foi uma experiência muito boa a gente aprende também muita coisa com eles”, comemorou.


O entusiasmo também é percebido pelos cursistas, como dona Maria do Socorro Oliveira, mãe de Tayze Silva (23), aluna da Escola Eney Santana. “As mães apaianas estão aproveitando para saber mais um pouquinho e desenvolver ainda mais o nosso conhecimento sobre moda. Você tem uma roupa guardada não está mais usando e transforma em uma nova peça, isso é um meio de aumentar nossa renda, estou gostando muito do curso, que ajuda melhorar nossas condições”, afirmou.


Destaques
Últimas notícias
Pesquisar por Tags
Siga-nos
  • Facebook Classic
bottom of page