top of page

APAE DE SÃO LUÍS E CAEE ENEY SANTANA CELEBRAM CINCO DÉCADAS DE INCLUSÃO E TRANSFORMAÇÃO DE VIDAS



Um dia marcado por sorrisos, abraços e uma imensa dose de gratidão: assim foi a celebração do 53º aniversário da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Luís, que este ano coincidiu com o 52º aniversário do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) Eney Santana. Em uma atmosfera de espontaneidade e alegria, a comunidade se reuniu na sede da instituição para homenagear não só o passado glorioso, mas também o presente vibrante e o futuro promissor que se desenha à frente.

 

A jornada festiva começou com o momento cívico acompanhado da presença da Banda do 24º Batalhão de Infantaria Selva do Exército trouxe um brilho especial, enquanto as bandeiras foram hasteadas em um gesto simbólico de união e comprometimento com a causa. Em seguida foi realizada uma cerimônia ecumênica, que reverenciou os valores de inclusão, solidariedade e amor ao próximo, pilares fundamentais das duas instituições.

 

A emoção atingiu o ápice com a apresentação teatral dos alunos do CAEE Eney Santana, que encenaram a trajetória de sucesso da APAE de São Luís representando a figura dos fundadores Expedito Alves de Melo e Antônia Lima Zeile de Melo, saudosa Dona Antoninha (In Memoriam). Cada cena foi um tributo à resiliência, determinação e conquistas daqueles que lutam diariamente pela inclusão e igualdade de oportunidades.

 



Em um discurso emocionante durante as comemorações A Presidente da instituição, Arionildes da Silva e Silva, expressou profunda gratidão e renovou compromissos. Reconhecendo a jornada árdua e inspiradora de todos os envolvidos, desde os fundadores visionários até as famílias e alunos que diariamente inspiram com suas conquistas. “Neste momento, é importante lembrarmos daqueles que nos precederam, dos visionários e pioneiros que fundaram esta instituição com base no amor, na compaixão e na determinação. Dr. Expedito Alves de Melo e a

saudosa Antônia Zeile Lima de Melo, Dona Antoninha, que juntamente com um grupo de pais e amigos, deram o primeiro passo nessa jornada que hoje continuamos com tanto zelo e dedicação”. Destacou ela.


A ocasião também marcou o lançamento da nova marca da Radio Web APAE de São Luís e do Informe APAE de São Luís, novo canal de comunicação sobre tudo o que acontece na instituição, “Porque Comunicar Também é Incluir”. Além disso, as novas redes sociais da instituição, Linkedin, TikTok e Kwai, foram oficialmente inauguradas, fortalecendo os laços com a comunidade e com objetivo de alcançar novos parceiros.

 

Ao longo de mais de cinco décadas, a APAE de São Luís tem sido um farol de esperança e transformação, oferecendo suporte integral nas áreas de educação, saúde, trabalho e defesa de direitos. O CAEE Eney Santana, por sua vez, tem desempenhado um papel fundamental na formação educacional e ética de pessoas com deficiência intelectual ou múltipla, adaptando-se continuamente para atender às necessidades do presente e do futuro.

 

Em meio às festividades, uma mensagem ecoa com clareza: a jornada pela inclusão está longe de terminar, mas juntos, com amor e dedicação, somos capazes de superar qualquer obstáculo. A APAE de São Luís e o CAEE Eney Santana renovam seu compromisso de continuar sendo agentes de mudança e esperança, construindo um futuro onde todos tenham o direito de sonhar e alcançar seus objetivos.


Confira mais na reportagem de Milena Dutra da TV Assembleia:


 

Destaques
Últimas notícias
Pesquisar por Tags
Siga-nos
  • Facebook Classic
bottom of page