top of page

DEPUTADOS VISITAM APAE DE SÃO LUÍS PARA DISCUTIR AQUISIÇÃO DE REAGENTES PARA O TESTE DO PEZINHO



No último dia 12 de março, um grupo de deputados da Assembleia Legislativa do Maranhão participaram de uma visita à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Luís. A principal pauta foi discutir a necessidade de adquirir reagentes para os exames do Teste do Pezinho, com o intuito de assegurar que todos os recém-nascidos no estado tenham acesso a este teste importantíssimo que previne doenças metabólicas e genéticas.

 

Representando a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale (PSB), o deputado Antônio Pereira (PSB) liderou a comitiva durante a visita. Os deputados foram calorosamente recebidos por alunos do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) Eney Santana, mantido pela APAE de São Luís, que apresentaram músicas do repertório do renomado cantor e compositor maranhense João do Vale, proporcionando um momento emocionante para todos os presentes.

 

Os deputados foram recepcionados pela diretoria da APAE de São Luís, Sr. Vanderlaan Rolim, Diretor do Conselho de Administração, que na ocasião representou a presidente da instituição, Sra. Arionildes da Silva e Silva, acompanhado da Dra. Maria da Conceição Lima Melo Rolim, seguido da Gestora da instituição, Sra. Christiane Diniz e pela gestora dos Serviços de Saúde da instituição, Sra. Emanuelle Costa.


Durante a recepção, foi ressaltado o papel histórico e relevante da APAE de São Luís, que há mais de cinco décadas tem sido uma referência na promoção da atenção integral à pessoa com deficiência na região, especialmente àqueles com deficiência intelectual ou múltipla.

 

O encontro enfatizou a importância do Teste do Pezinho, um procedimento essencial para detectar alterações metabólicas e genéticas congênitas. A APAE de São Luís é reconhecida pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência Estadual neste tipo de triagem neonatal, realizando o teste em 85% dos recém-nascidos nos 217 municípios do estado.

 

Emanuele Costa, gestora dos serviços de Saúde da APAE de São Luís, destacou que desde 2001 a tabela SUS não é atualizada. Ela ressaltou que a dolarização dos materiais dificulta a negociação de valores, e que o fornecedor dos reagentes possui certificação de exclusividade para sua comercialização.

 

Além das discussões sobre o Teste do Pezinho, os deputados também tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da instituição. Participaram da visita os deputados Andreia Rezende (PSB), Carlos Lula (PSB), Cláudia Coutinho (PDT), Dra. Vivianne (PDT), Fabiana Vilar (PL), Fernando Braide (PSD), Jota Pinto (Podemos), Júlio Mendonça (PcdoB), Osmar Filho (PDT), Ricardo Seidel (PSD), Wellington do Curso (PSC) e Zé Inácio (PT).

 

A APAE de São Luís expressa profundo agradecimento a todos os participantes pelo interesse e apoio demonstrados durante o evento, reforçando o compromisso mútuo em promover a inclusão e a dignidade das pessoas com foco na prevenção, cuidados e prevenção dos direitos da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.


Confira mais na reportagem da TV Assembleia:



Destaques
Últimas notícias
Pesquisar por Tags
Siga-nos
  • Facebook Classic
bottom of page