:: Histórico

 

REDE APAE E SUA HISTÓRIA MOVIMENTO APAEANO: A MAIOR REDE DE ATENÇÃO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 

As raízes históricas e culturais do fenômeno "deficiência" sempre foram marcadas por forte rejeição, discriminação e preconceito. E, diante da ineficiência do Estado em promover políticas públicas sociais que garantam a inclusão dessas pessoas, surgem famílias empenhadas em quebrar paradigmas e buscar soluções alternativas para que seus filhos com deficiência intelectual ou múltipla alcancem condições de serem incluídos na sociedade, com garantia de direitos como qualquer outro cidadão.  
 

Nesse contexto, surgiram as primeiras associações de familiares e amigos que se mostraram capazes de lançar um olhar mais propositivo sobre as pessoas com este tipo de deficiência. Convivendo com um Estado desapercebido das necessidades de seus integrantes, tinham a missão de educar, prestar atendimento médico, suprir suas necessidades básicas de sobrevivência e lutar por seus direitos, na perspectiva da inclusão social. 
 

Essa mobilização teve que contar com o apoio de vários profissionais que, acreditando na luta dessas famílias, empreenderam estudos e pesquisas, buscaram informações em entidades congêneres no exterior, trocando experiências com pessoas de outras nacionalidades que também sofriam a imposição de um sistema capitalista que tendia a aniquilar as pessoas "descapacitadas".
 

O Movimento Apaeano é uma grande rede, constituída por pais, amigos, pessoas com deficiência, voluntários, profissionais e instituições parceiras - públicas e privadas - para a promoção e defesa dos direitos de cidadania da pessoa com deficiência e a sua inclusão social.

 

 

HISTÓRICO DA APAE DE SÃO LUÍS

 

A APAE São Luís é uma entidade assistencial e educacional, filantrópica e sem fins lucrativos, caracteriza-se por ser uma organização social que objetiva principalmente promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência intelectual ou múltipla.
 

No Maranhão a primeira APAE fundada foi em São Luís, em 10 de março de 1971, tendo como marco inicial a iniciativa de um grupo de pais de pessoas com deficiência intelectual, estigmatizados como excepcionais (nomenclatura utilizada à época) que não tinham acesso a atendimentos público ou privado que satisfizessem suas necessidades nas áreas de educação, reabilitação, médica, psicosocial, dentre outros imprescindíveis para o seu desenvolvimento cognitivo, social e psicomotor, e viviam à margem da sociedade onde imperava o preconceito e  a discriminação. 
 

A APAE durante mais de quatro décadas  imprimiu na história ludovicense uma atuação pioneira, intensa e valorosa pelo trabalho desenvolvido e por isso conquistou o respeito e o reconhecimento do seu papel enquanto instituição filantrópica, propiciando assistência e inclusão social a pessoas com deficiência  principalmente nas áreas de educação, reabilitação, saúde, trabalho, arte-cultura, desporto,  orientação às famílias e defesa de direitos.

 

MISSÃO

- Promover e articular ações de assistência social, educação, saúde e defesa dos direitos da pessoa com deficiência e representar o movimento perante organismos municipais, estaduais e nacionais, para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela APAE São Luis, na perspectiva da inclusão social de seus usuários.

 

 VISÃO

- Ser referência regional como movimentos de pais, amigos e pessoas com deficiência, na defesa de direitos e excelência na prestação de serviços.

 

Mananciais das Obras Sociais da APAE de São Luis/Ma

Dr. Expedito Alves de Melo - in memorian
e
Antonia Zeile Lima de Melo“Antonina” - in memorian

DOAR AGORA!