top of page

Atletas da APAE de São Luís conquistam medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2019

Evento reúne mais de mil atletas com deficiência de 26 estados brasileiros e do Distrito Federal

Alunos da Escola Eney Santana, mantida pela Apae de São Luís, participaram das Paralimpíadas Escolares 2019, realizada entre os dias 18 e 22 de novembro de 2019, no Centro de Treinamento Paralímpico, na cidade de São Paulo (SP). A finalidade das Paralímpiadas é estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as escolas do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte. O Maranhão ficou em 16º lugar no quadro geral de medalhas, entre os 26 Estados e o Distrito Federal, foram 41 medalhas no total.


A Apae de são Luís participou da competição com 6 alunos concorrendo em três modalidades: atletismo, natação e tênis de mesa. No atletismo temos os atletas Pedro Henrique Pinto Nunes, Carlos Arthur Sousa Pereira e Gabriel Sousa Tavares; na modalidade natação temos Marcos de Matos Lindoso; já no tênis de mesa: Carlos Alexandre Pereira Muniz e Samily Pereira Santos. Os atletas estão acompanhados dos professores José Herinque Azevedo, que também é chefe da delegação maranhense paralímpica, o professor Manoel Galdino Costa, técnico de natação e o professor José Ribamar Soares Ribeiro, técnico de Atletismo.


Confira abaixo o número de medalhas conquistadas pelos atletas da Apae de São Luís nas três modalidades que concorreram.



Para o Professor José Henrique o resultado foi positivo, visto que o número de medalhas foi maior que 2018. “Nós sempre temos uma boa expectativa em relação ao quadro de medalhas, porém este ano os resultados foram surpreendentes, pois já desenvolvemos atletas para um bom nível de competição. Dizemos que esta “safra” foi boa, pois a participação deles é limitada até o alcance dos 17 anos, desta forma 4 medalhistas já não vão competir no ano que vem e esse ciclo tem que está sempre se renovando”, explicou.


Esse é um dos maiores eventos esportivos para atletas com deficiência em fase escolar, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB. Mais de 1.220 estudantes de todo o país participam das competições. Eles representam 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Os jogos são divididos nas seguintes modalidades: atletismo, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, bocha, basquete em cadeira de rodas, vôlei sentado, badminton, futebol de 5, futebol de 7, goalball e judô. Este é um dos maiores eventos mundiais da categoria. Desde a primeira edição dos jogos, em 2009, inúmeros talentos do para desporto brasileiro já passaram pelas disputas escolares.




Destaques
Últimas notícias
Pesquisar por Tags
Siga-nos
  • Facebook Classic
bottom of page