APAE de São Luís realiza palestra de inauguração campanha Outubro Rosa


Colaboradores, e usuários dos serviços oferecidos pela APAE de São Luís foram convidados a refletirem sobre o autocuidado. Veja a programação completa para este mês!

Na manhã da sexta-feira (4), ocorreu o lançamento da Campanha Outubro Rosa, com a palestra “Se cuide, se toque, se ame”. Colaboradores e usuários dos serviços de saúde oferecidos na APAE de São Luís foram convidados a refletir sobre o autocuidado para prevenção do câncer de mama, segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os casos de câncer que afetam o sexo feminino segundo o Instituto Nacional de Câncer- INCA.


A enfermeira Ana Cleide Vasconcelos foi uma das profissionais que ministrou a palestra e trouxe um resgate histórico da simbologia do Outubro Rosa:


”Essa campanha é um movimento internacional que 2002 ela se estendeu no Brasil. Começou pela atenção à incidência do câncer de mama, porém em 2011 ela foi estendida para o câncer de colo-uterino. Por isso, a proposta que lançamos aqui foi que as mulheres assumissem sua responsabilidade pelo seu autocuidado, seu acariciamento, pois o nosso corpo é nossa habitação, precisamos manter os cuidados do dia-a-dia com alimentação, e praticar autoexame da mama, o exame papanicolau, que é o exame preventivo do câncer de colo-uterino, e a mamografia que é um padrão ouro para o câncer de mama”, explicou.


De acordo com o INCA, no Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres. Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).