Setembro Verde: APAE de São Luís realiza a Semana da Inclusão Social da Pessoa com Deficiência

Setembro é o mês oficial da luta pela inclusão social da Pessoa com Deficiência visa gerar visibilidade a causa.





Em alusão ao Setembro Verde, mês da Inclusão Social da Pessoa com Deficiência, a APAE de São Luís através da coordenação de Assistência Social, irá realizar de 21 a 24 de setembro a Semana da Inclusão Social da Pessoa com Deficiência com o tema, "Cidadania se faz com Inclusão e Respeito".


O mês de setembro foi escolhido para essa ação em razão do dia 21 ser o “Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.” A ação tem o intuito de tornar o mês referência nacional e gerar visibilidade a causa.


Segundo a Lei Nº 13.146/15, a pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Assim sendo, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência surgiu como forma de garantir a integralização dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos.


A deficiência atinge diferentes níveis e pode ser classificada em quatro tipos: a física, a auditiva, a visual e a intelectual.


Nesta semana, o esporte e habilitação auditiva serão apresentados pela APAE de São Luís como ferramentas de inclusão social da pessoa com deficiência. Para este momento, vídeos, oficinas, palestras e outras atividades foram desenvolvidas para conscientização da importância da inclusão.


Ações poderão ser acompanhadas através dos canais oficias da APAE de São Luís, pelo Instagram (@apaesaoluis) e também pelo canal do Youtube (APAE São Luís).