top of page

APAE de São Luís amplia o Teste do Pezinho e passa a incluir a Toxoplasmose



A APAE de São Luís, instituição referência estadual em Triagem Neonatal, anuncia a inclusão de mais um exame no tradicional Teste do Pezinho oferecido aos recém-nascidos. A partir de agora, todos os bebês nascidos no estado do Maranhão, abrangendo os 217 municípios, terão acesso ao teste de Toxoplasmose.

A inclusão desse novo exame é resultado de um trabalho contínuo da equipe de saúde da APAE de São Luís, que busca constantemente aprimorar os serviços oferecidos. A gestora dos serviços de saúde, Emanuele Costa, expressou sua satisfação com essa conquista: "Estamos muito felizes em poder oferecer mais um exame essencial no Teste do Pezinho. Isso demonstra nosso compromisso em promover a saúde e o bem-estar dos recém-nascidos em todo o estado do Maranhão".


A Coordenadora da Triagem Neonatal da APAE de São Luís, Rosilene Froz, destacou que a equipe responsável pela Triagem Neonatal já está totalmente apta para realizar o novo exame. "Nosso time passou por treinamentos específicos para realizar o teste de Toxoplasmose de forma eficiente e precisa. Estamos preparados para atender a demanda e contribuir para a detecção precoce dessa doença", ressaltou Froz.

Essa importante conquista da APAE de São Luís está alinhada com a Portaria GM/MS Nº 1.369, de 6 de junho de 2022, emitida pelo Ministério da Saúde. A portaria estabelece a ampliação da Triagem Neonatal, conhecida como Teste do Pezinho, incluindo a Toxoplasmose como um dos exames obrigatórios a serem realizados em todo o território nacional. A medida visa garantir a detecção precoce de doenças e o tratamento adequado, contribuindo para a saúde e qualidade de vida dos recém-nascidos.

Com essa nova adição ao Teste do Pezinho, a APAE de São Luís reforça seu compromisso com a promoção da saúde neonatal e consolida-se como uma instituição de referência no estado do Maranhão. A inclusão da Toxoplasmose amplia as possibilidades de diagnóstico precoce de doenças e possibilita o início do tratamento adequado, beneficiando milhares de famílias maranhenses.


Para mais informações sobre a Portaria GM/MS Nº 1.369 de 6 de junho de 2022, que abrange a ampliação da Triagem Neonatal, acesse o link: [PORTARIA-GM_MS-No-1.369-DE-6-DE-JUNHO-DE-2022-PORTARIA-GM_MS-No-1.369-DE-6-DE-JUNHO-DE-2022-DOU-Imprensa-Nacional.pdf (cosemspi.org.br)].


Onde fazer a coleta


Na cidade de São Luís a coleta do Teste do Pezinho pode ser realizada na APAE, nas maternidades públicas e em várias Unidades de Saúde cadastrados para realização da coleta.


Em todo o Estado do Maranhão: procure a APAE ou Unidade de Saúde de sua cidade.

Destaques
Últimas notícias
Pesquisar por Tags
Siga-nos
  • Facebook Classic
bottom of page