Semana Nacional da Pessoa com deficiência reúne atividades na APAE de São Luís

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, promovida pela APAE, começa nesta terça-feira (21) e segue até o dia 28 de agosto, com várias atividades em São Luís. Uma programação foi planejada com missa, palestras, oficinas, contação de histórias com profissionais da Semed, circuito de prevenção, dia de lazer e interação entre alunos e seus familiares.


A cada ano, a Semana da Pessoa com Deficiência abre debates e coloca em reflexão o dever da inclusão. Uma mobilização que envolve toda instituição, alunos e familiares na intenção de fazer com que a sociedade reflita sobre a questão da igualdade e inclusão da pessoa com deficiência.


Este ano, o tema escolhido foi “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas” que busca reafirmar no contexto desse movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida de seus filhos, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação.


Como ponta pé das atividades da Semana e na tentativa de envolver ainda mais os alunos, nesta quarta-feira (15) ocorreu na sede da APAE de São Luís o Encontro de Formação com Autodefensores e Alunos maiores de 14 anos, como o objetivo de instigar o interesse e participação no tema a ser debatido este ano. “Nesse primeiro momento, trabalhamos de forma mais clara possível para que eles se sintam envolvidos pelo tema. Buscamos trabalhar dinâmicas sobre a importância da família, sobre autonomia, sentimentos e direitos já adquiridos por eles. Houve um retorno muito positivo nesse primeiro momento, o que nos faz ter a certeza que teremos uma Semana de muitos aprendizados”, destacou a Psicóloga Soraya Costa.


Evento Nacional


Em todo o Brasil, no período de 21 a 28 de agosto, é comemorada por todas as APAEs a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O objetivo da Semana é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.


APAE de São Luís