top of page

:: ASSISTÊNCIA SOCIAL NA CULTURA

BLOCO TRADICIONAL DA APAE DE SÃO LUÍS

A APAE de São Luís, há quase 52 anos, vem trabalhando em prol da inclusão social da pessoa com deficiência intelectual e ou múltipla. Desenvolvendo atividades na área da saúde, educação, esporte, lazer, arte e cultura, dentre as quais está o Bloco Tradicional da APAE de São Luís, fundado em 1996, estreando na Passarela do samba do Carnaval de São Luís no ano de 1997, aclamada como grande revelação e contagiando o público com sua beleza, presteza e harmonia. A dedicação e talento dos componentes, resultou em convites para apresentações durante o ano inteiro.

 

O Bloco Tradicional da APAE de São Luís, que faz parte da programação oficial do carnaval de capital maranhense, atualmente é formado por 72 jovens, adolescentes e adultos matriculados no CAEE Eney Santana, mantida pela Associação e assistidos da comunidade, acompanhados por percussionistas, violão, banja, cavaquinho, compositores e cantores. A existência e resistência do grupo cultural mostra a importância da inclusão social da pessoa com deficiência, extinguindo o preconceito, uma barreira derrubada através da cultura maranhense.

 

O Bloco recebe de sua mantenedora, a APAE de São Luís - MA, principalmente por parte de seus dirigentes e da sociedade, total apoio no enfretamento da desconstrução de barreiras que impendem a plena inclusão da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla, e foi na alegria da folia que a instituição encontrou uma oportunidade de garantia da inclusão.

 

No contexto histórico, a participação do Bloco Tradicional da APAE de São Luís, ao longo de sua existência, não foi somente na Passarela do Samba, mas também nos Circuitos Praça Nauro Machado, Casa do Maranhão, Deodoro/Cajazeiras, Vila Gracinha/Praça da Saudade, Viva Cidade Operária e Viva Fé em Deus.

 

Por sua excelente desenvoltura, no ano de 2000, o Bloco Tradicional da APAE de São Luís foi agraciado com o recebimento do Troféu Imprensa na categoria de melhor fantasia do carnaval do mesmo ano, despertando o olhar dos demais blocos tradicionais da capital pela dedicação na composição das vestimentas do grupo Apaeano.

 

Seu brilhantismo já encantou Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul durante a abertura das Olimpíadas Especiais das APAES no ano de 2002, sendo referência às demais APAEs do Brasil.

bottom of page