SETEMBRO VERDE: APAE de São Luís realiza Semana da Inclusão Social da Pessoa com Deficiência 2022


Com o tema "A Arte do Saber se Aprende na Fazer", a programação acontece de 26 a 30 de setembro em alusão setembro.



Em alusão ao Setembro Verde, mês da Inclusão Social da Pessoa com Deficiência, a APAE de São Luís através da coordenação de Assistência Social. irá realizar de 26 a 30 de setembro a Semana da Inclusão Social da Pessoa com Deficiência com o tema, "A Arte do Saber se Aprende no Fazer", frase proclamada pelo saudoso Dr. Expedito Alves de Melo, um dos fundadores da APAE de São Luís, que dedicou a vida a causa.


O mês de setembro foi escolhido para essa ação em razão do dia 21 ser o "Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A ação tem o intuito de tomar o mês referência nacional e gerar visibilidade a causa Segundo a Lei N° 13.146/15, a pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Assim sendo, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência surgiu como forma de garantir a integralização dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos.


A deficiência atinge diferentes níveis e pode ser classificada em quatro tipos: a física, a auditiva, a visual e a intelectual. A Semana ter objetivo de enfatizar as ações da APAE de São Luís na área da Educação, Saúde Assistência Social para promoção da inclusão da pessoa com Deficiência Intelectual e/ou múltipla na sociedade. Para este momento, oficinas, palestras e outras atividades foram desenvolvidas para conscientização da importância da inclusão.


As ações poderão ser acompanhadas através dos canais oficias da APAE de São Luís, pelo Instagram (@apaesaoluis) e também na Rádio WEB APAE São Luís.


PROGRAMAÇÃO


26/09 – SEGUNDA-FEIRA