top of page

III SEMANA DA FAMÍLIA DE 13 A 17 DE MAIO NA APAE DE SÃO LUÍS

Em 2024 a Semana tem como tema "Família e Educação: O Elo para a Inclusão da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla".



 

A participação ativa da família no processo educacional é fundamental para promover a inclusão efetiva de pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Pensando nisso, acontece de 13 a 17 de maio, a III Semana da Família da APAE São Luís, com o tema "Família e Educação: O Elo para a Inclusão da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla". Coordenada pela Assistência Social da APAE, a semana trará um enfoque renovado na inclusão e no fortalecimento de vínculos familiares.


A Coordenadora da Assistência Social da APAE de São Luís, Aparecida Leite, destaca a importância da semana. "A III Semana da Família visa sensibilizar e orientar tanto pais quanto alunos do Centro de Atendimento Educacional Especializado CAEE Eney Santana, sobre a importância fundamental da participação familiar no processo educacional. Mais do que isso, buscamos promover a matrícula e permanência em escolas regulares como um passo essencial rumo à inclusão, enfatizando que esse processo não se limita à sala de aula, mas permeia toda a trajetória educacional e profissional das pessoas com deficiência."


Durante a Semana uma série de atividades será oferecida com o objetivo de promover a inclusão e fortalecer os laços familiares. A programação inclui rodas de conversa sobre temas relevantes, como a importância da inserção dos alunos no ensino regular, passos para uma alimentação saudável em família, curatela e saúde mental que serão ministradas em parceria com o Centro Universitário CEST. Em colaboração com o SENAC, a Semana da Família também oferecerá cursos de qualificação profissional, com o intuito de capacitar pessoas com deficiência para uma inserção eficaz no mercado de trabalho. Destaca-se ainda a atuação do Serviço de Inserção e Acompanhamento da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho (SIAP), evidenciando as reais oportunidades de emprego e desenvolvimento pessoal.


No dia 13 de maio, a abertura oficial está marcada para as 8h30, seguida por uma roda de conversa sobre a importância da inserção dos alunos no ensino regular. À tarde, a partir das 13h30, serão realizados cursos profissionalizantes em parceria com SENAC, incluindo produção de massa de pizza na Cozinha Experimental e decoração em caixas de MDF na Sala de Cursos da Assistência Social. Os cursos acontecerão durante toda a semana.


Já no dia 14 de maio, a programação começa às 8h30 com uma roda de conversa sobre alimentação saudável em família, ministrada pela Profª Elizangela Teixeira do Centro Universitário CEST. No dia 15 de maio, a roda de conversa sobre curatela, conduzida pela equipe de advogados do Escritório Escola Dr. Expedito Alves de Melo do CEST, às 9h com Drª Carol e Dr. Leandro, e às 14h por Drª Lícia e Dr. Marcio. No do dia 16 de maio, a partir das 8h30, será realizada uma roda de conversa sobre saúde mental e a importância da comunicação na família, com a Prof.ª Ivonice do CEST.


Por fim, no dia 17 de maio, uma ação social da "Clínica Sorrir", será realizada no Pátio do CAEE Eney Santana a partir das 8h30, ofertando serviço odontológicos para os assistidos da instituição. O encerramento da Semana da Família será marcado por uma apresentação de dança, peça teatral e banho de piscina, também no Pátio do CAEE Eney Santana, a partir das 9h. A ação social "Clínica Sorrir" será retomada às 13h30.


A Semana representa não apenas uma oportunidade de aprendizado e troca, mas também um convite para a comunidade se unir em prol de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora", ressalta Aparecida Leite.


As ações e atividades da III Semana da Família poderão ser acompanhadas através das redes sociais da APAE São Luís, basta seguir @apaedesaoluis em todas as redes sociais.


Confira a programação completa da Semana da Família na APAE São Luís:

 

13 DE MAIO

 

- 8h30: Abertura da Semana da Família - Local: Sala 29

- 9h: Roda de Conversa: "A Importância da Inserção dos Alunos no Ensino Regular" com Eliseth Sarges - Local: Sala 29

- 13h30: Cursos SENAC

  - Curso de Produção de Massa de Pizza - Local: Cozinha Experimental

  - Curso de Decoração em Caixas de MDF - Local: Sala de Cursos da Assistência Social

 

14 DE MAIO

 

- 8h30: Roda de Conversa: "10 passos para uma alimentação saudável em família" com Profª Elizangela Teixeira (CEST) - Local: Sala 29

- 13h30: Cursos SENAC

 

15 DE MAIO

9h– Roda de Conversa: sobre “Curatela” – Drª Carol e Dr. Leandro (CEST Escritório Escola) – Sala 29

13h30 - CURSOS SENAC

14h - Roda de Conversa Sobre Curatela - Com Drª Licia e Dr. Marcio do Escritório Escola Expedito Alves de Melo - Sala 29

 

 

16 DE MAIO

 

- 8h30: Roda de Conversa: “Saúde Mental: A Importância da Comunicação na Família” com Prof.ª Ivonice (CEST) - Local: Sala 29

- 13h30: Cursos SENAC

 

17 DE MAIO

 

- 8h30: Ação Social “Clínica Sorrir” - Local: Pátio do CAEE Eney Santana

- 9h: Encerramento da Semana da Família: Apresentação de Dança e Peça Teatral e Banho de Piscina - Local: Pátio do CAEE Eney Santana

- 13h30: Ação Social “Clínica Sorrir” - Local: Pátio do CAEE Eney Santana

- 13h30: Cursos SENAC

 

 



Comentarios


Destaques
Últimas notícias
Pesquisar por Tags
Siga-nos
  • Facebook Classic
bottom of page