top of page

APAE DE SÃO LUÍS: CELEBRANDO O DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN E PROMOVENDO A INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO



No dia 21 de março, celebra-se o Dia Internacional da Síndrome de Down, uma ocasião para aumentar a conscientização sobre essa condição genética e para promover a inclusão e os direitos das pessoas com Síndrome de Down em todo o mundo. Este ano, a APAE São Luís destaca seu papel fundamental na preparação e inserção desses indivíduos no mercado de trabalho, por meio do Serviço de Preparação, Inserção e Acompanhamento da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho (SIAP).


Antônio Trindade, um jovem de 34 anos com Síndrome de Down, é um exemplo inspirador do sucesso desse programa. Apaixonado por música, dança, teatro e cultura, Antônio encontrou na APAE São Luís não apenas um ambiente de aprendizado, mas também um caminho para sua realização profissional. Sua mãe, Maria Inez Alves, relata com orgulho: "Antônio é alguém muito dedicado e disciplinado desde que começou na APAE de São Luís durante sua fase de escolarização".


Após participar dos cursos de preparação para o mercado de trabalho oferecidos pela APAE, por meio do SIAP, Antônio conseguiu um emprego na prefeitura de São Luís como auxiliar administrativo e no atendimento ao público, desde 2023. Maria Inez enfatiza: "Ele tem seu horário certinho de ir dormir e levantar para ir trabalhar, cumpre sua jornada de trabalho e está sempre pronto no horário".


Christiane Diniz, gestora da APAE São Luís, destaca a importância da inclusão da pessoa com Síndrome de Down: "É fundamental oferecer oportunidades para esses indivíduos desenvolverem suas habilidades e alcançarem sua independência financeira, contribuindo assim para uma sociedade mais inclusiva".


A Assistência Social Aparecida Leite ressalta a importância do SIAP: "O Serviço de Preparação, Inserção e Acompanhamento da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho é essencial para garantir que esses jovens e adolescentes tenham acesso a oportunidades de emprego e possam se tornar membros ativos e produtivos de nossa comunidade".


Neste Dia Internacional da Síndrome de Down, a APAE São Luís reafirma seu compromisso com a inclusão e a valorização das pessoas com deficiência, destacando suas ações e serviços na área da Assistência Social, Educação e Saúde, promovendo uma sociedade mais justa e igualitária.

Comments


Destaques
Últimas notícias
Pesquisar por Tags
Siga-nos
  • Facebook Classic