APAE de São Luís Promove Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla 2022



Com o tema “Superar barreiras para garantir inclusão”, as atividades acontecem de 21 a 28 de agosto com programação presencial e online no Canal Oficial da APAE de São Luís no Youtube e também na Web Rádio APAE.


APAE de São Luís realiza de 21 a 28 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla 2022. Com o tema “Superar barreiras para garantir inclusão” a campanha, desenvolvida pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) desde 1963, tem, neste ano, o propósito de chamar a atenção dos brasileiros para frisar que, apesar dos direitos e avanços conquistados por meio de legislações e políticas públicas, as pessoas com deficiência ainda sofrem resistências, mesmo o artigo 4º da Lei Brasileira de Inclusão afirmando: “Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação”.


São inúmeras as barreiras que impedem a plena inclusão de mais de 45 milhões de pessoas com deficiência, colocando-as à margem da sociedade. São elas: urbanísticas, arquitetônicas, nos transportes, nas comunicações e na informação e as tecnológicas. Porém, as que causam maior impacto são as atitudinais, que se referem a atitudes e comportamentos que impedem ou prejudicam a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas.


Ignorância, medo, rejeição, percepção de menos-valia, inferioridade, piedade, adoração do herói, exaltação do modelo, percepção de incapacidade intelectual, efeito de propagação (ou expansão), estereótipos, compensação, negação, substantivação da deficiência, comparação, atitude de segregação, adjetivação, particularização, baixa expectativa, generalização, padronização e assistencialismo e superproteção integram os diferentes tipos das barreiras atitudinais.


Para o presidente da instituição, Vanderlaan Rolim, o tema da campanha deste ano quer enfatizar a necessidade do empenho de toda a sociedade na luta pela eliminação das barreiras intransponíveis para garantir a plena inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.


“Com programação presencial e online nas redes sociais, Canal Oficial da APAE de São Luís no Youtube e também na Web Rádio APAE, as ações e atividades visam envolver toda a comunidade. Por isso, convidamos a todos para participarem, especialmente do desfile que irá acontecer no dia 22 de agosto, às 7h30 da manhã nas mediações da APAE de São Luís. Os 256 alunos da Escola Eney Santana, organizados em pelotões, irão apresentar o trabalho desenvolvido pela instituição que há 51 anos tem transformado vidas”, destaca o presidente.


É possível acompanhar as ações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência através das redes sociais da instituição, pelo Instagram @apaedesaoluis, no Facebook @apaedesaoluisma no Canal Oficial da APAE de São Luís no Youtube.




Destaques
Últimas notícias
Pesquisar por Tags
Siga-nos
  • Facebook Classic