APAE de são Luís inicia a Semana Nacional da Pessoal com Deficiência Intelectual e Múltipla

A Apae de São Luís convida a sociedade para conhecer mais sobre os direitos das pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla.



De 21 a 28 de agosto, acontece na APAE de São Luís a Semana Nacional da Pessoal com Deficiência Intelectual e Múltipla. A campanha que acontece todos anos, em 2021 tem como tema principal “É tempo de Transformar Conhecimento em Ação”.


Objetivo é conscientizar a sociedade acerca da luta pelos direitos das pessoas com deficiência, além de divulgar conhecimento sobre as condições sociais dessa população, como meio de transformação da realidade e superação das barreiras que as impedem de participar coletivamente em igualdade de condições com as demais pessoas.


O tema “É Tempo de Transformar Conhecimento em Ação”, aponta para o fato de que hoje o Brasil tem uma das legislações mais avançadas do mundo no que se refere à garantia de direitos das pessoas em situação de deficiência, no entanto, na prática, a maior parte do que se assegura na lei não é acessível a todos. Este ano, a proposta é debater a importância da apropriação desses direitos e como a sociedade pode garantir que eles sejam respeitados.


Ainda hoje as desigualdades das condições de vida são evidentes, bem como a marginalização social de determinados grupos que, pela situação de vulnerabilidade, precisam de apoio para superar barreiras que impedem o pleno exercício da cidadania.


A Apae de São Luís convida a sociedade para conhecer mais sobre os direitos das pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla, a partir de conteúdos acessíveis sobre transporte, moradia, acesso à educação, saúde e assistência social, pensando em como assegurar que esses direitos se efetivem na vida diária.


Durante toda a semana, será possível acompanhar através dos canais oficiais da Apae de São Luís, ações desenvolvidas para as famílias e para o público em geral para fortalecer a importância dos direitos e da inclusão de pessoas com deficiência. A programação


conta com lives, palestras e oficinais a respeito do assunto que envolve a semana.


PROGRAMAÇÃO


21 DE AGOSTO

08h - LANÇAMENTO DA SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA - Com Vanderlaan Rolim – Presidente da APAE de São Luís.


22 DE AGOSTO

08h – VÍDEO: “TRANSFORMAÇÃO DE VIDA I” - Com mãe


de assistido Apae Jaqueline Sousa.

17h - VÍDEO: “TRANSFORMAÇÃO DE VIDA II” – Com Professora Raiane Tassia.


23 DE AGOSTO


08h - ABERTURA: Christiane Diniz – gestora da APAE de São Luís.

– Auditório da APAE.


08h30 - OFICINA DE PRODUÇÃO DE SABONETES - Com Meyrelene Rodrigues – Professora de Artes - Cozinha Experimental da APAE.


14h – PALESTRA: DIREITO AO BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA (PBC) - Com Maria Vitória e Nadja Ribeiro do Programação de Educação Previdenciária do INSS - Auditório APAE.



14h30 - PALESTRA: DIREITOS E GARANTIAS DA PESSOA COM DEFICIÊNICA - Prof.ª Dra. Bruna Feitosa do curso de Direito da Faculdade CEST - Auditório APAE.


27 DE AGOSTO


08h30 - AÇÃO CUIDAR - Com Prof.ª Ma. Lenir Rocha Coordenadora do Curso de Estética e Cosmética da Faculdade CEST e alunos - Auditório APAE.


28 DE AGOSTO


09h - RELEMBRANDO A SEMANA (redes sociais)

17h - MOMENTO CULTURAL - ENCERRAMENTO DA SEMANA (redes sociais)



Destaques