top of page

Projeto inovador de reabilitação de pacientes pós-Covid-19 é iniciado em São Luís


Foi declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em março desse ano, uma pandemia causada pelo novo Coronavírus (Sars-Cov-2), também conhecida como Covid-19. Essa infecção pode ser percebida pelo corpo humano em diversos graus: leve, moderado e grave.


As pessoas que enfrentaram a Covid-19 nas formas moderadas e graves podem apresentar uma sequela pulmonar, chamadas de fibrose, uma espécie de “cicatriz”, como também perceber o comprometimento sobre os músculos, articulações e sistema neurológico central e periférico que agora cursam com sequelas cardiorrespiratórias.


Preocupada com a reabilitação dos sistemas cardiopulmonar e musculoesquelético, a fim de minimizar as sequelas ocasionados pelo Coronavírus e proporcionar uma melhora do quadro geral dos acometidos, a Faculdade Santa Terezinha – CEST lança, de forma pioneira, o Projeto de reabilitação pós-Covid-19, em parceria com a APAE de São Luís.


Para Nájala Borges, Fisioterapeuta e Coordenadora do Curso de Fisioterapia dos turnos vespertino e noturno do CEST, o surgimento do Projeto de reabilitação se deu pela percepção dessas sequelas nos pacientes acometidos pela doença. “Logo no início da pandemia surgiu essa preocupação de quais seriam as principais sequelas e, junto, a ideia de como reabilitarmos essa população atingida pela Covid-19 e como reinserir as pessoas nas suas rotinas, sejam elas profissionais ou diárias”.


A equipe de profissionais envolvidos nesse Projeto notou que os pacientes podem precisar, ainda, de acompanhamento nutricional e treinamento físico individualizado para recuperar a massa muscular e a funcionalidade pulmonar.


O Projeto de reabilitação pós-Covid-19 terá início na segunda-feira, 13 de julho, na Clínica Escola Santa Edwiges, uma extensão da área de saúde do CEST que fica localizada na APAE de São luís, para atender esses pacientes no campo da Fisioterapia, Nutrição e Enfermagem. As Instituições compreendem a responsabilidade social ante o atual momento epidemiológico e, por isso, lançam esse Projeto pioneiro de reabilitação no Maranhão.


O paciente que desejar se cadastrar para fazer a avaliação inicial e integrar o Projeto deve ligar para o número 3216-4218, 07h30 às 17h, e solicitar o agendamento. O critério para participar do Projeto é já ter sido acometido pela Covid-19 e possuir o teste sorológico que comprove o IgG positivo, que evidencia que o paciente já desenvolveu anticorpos; outros documentos necessários são: encaminhamento médico, RG e cartão SUS.

Destaques
Últimas notícias
Pesquisar por Tags
Siga-nos
  • Facebook Classic
bottom of page