top of page

XV Mostra de Conhecimentos da escola Eney Santana envolve alunos e seus familiares

Com a temática cidadania e sustentabilidade: mais consciência, menos desperdício! ”, os alunos e seus familiares trataram sobre regras de boa conduta, respeito mútuo e natureza equilibrada.


A escola Eney Santana, mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE de São Luís), apresentou a XV Mostra de conhecimentos com a temática “Cidadania e sustentabilidade: mais consciência, menos desperdício! ”. Este ano os alunos abordaram de forma multidisciplinar a vida em sociedade, com regras de boa conduta e respeito mútuo para vivermos em harmonia e em equilíbrio com a natureza. Os familiares também se apresentaram, acompanhado os alunos em números de dança, música e até dramatizações.


Ao longo dos anos a escola têm propiciado aos alunos momentos de discussões, oficinas, práticas educativas diversas e o trabalho de conscientização para preservação do meio ambiente e da vida, como explica a coordenadora Educacional Pauliana Batista “Vivemos numa era de mudanças tecnológicas, comportamentais, políticas e há grande necessidade de trabalharmos a conscientização do consumo nas nossas relações diárias e práticas”, ressaltou.


Conheça as atrações da Mostra!


Programa de Escolarização I


Com a apresentação “Viagem à cidadania” as crianças e seus familiares dramatizaram situações cotidianas que são comuns à sua vivência, como o uso do transporte coletivo, onde regras de convivência e respeito ao próximo devem ser mantidas para o bem-estar geral. Dar lugar para passageiros preferenciais como idosos, gestantes e deficientes físicos, não escutar músicas com volumes alto, que incomode outros passageiros, não jogar lixo pelas janelas dos ônibus, foram assuntos levantados em pequenos esquetes teatrais.


Segundo a professora Thays Lédo a apresentação tem como intuito a reflexão sobre nossas atitudes diárias com relação ao meio em que vivemos e nos relacionamos, por meio de atitudes conscientes em vários momentos, ao pegar um transporte, ao nos alimentarmos, no consumismo, no descarte do lixo, seja qual momento for devemos ser o exemplo de cuidado e preservação com cidadania.



Programa de Escolarização II e III


As turmas fizeram uma apresentação de um musical da turma da Mônica “É preciso reciclar” a música aborda como é importante reciclagem para saúde do nosso planeta, pois é um processo de diminuição do lixo e da extração de recursos naturais. Porém não é a única medida responsável por uma sociedade sustentável. Pratica-se então, um conjunto de procedimentos, que vão desde a separação de lixo por tipo de material até sua transformação em outro produto.


Programa Funcional I


A turma fez a apresentação de uma paródia com a temática da reciclagem. As cores da coleta seletiva são uma importante ferramenta para uma melhor destinação dos resíduos, e estas são atitudes sustentáveis que devemos cultivar no nosso dia a dia. atitudes conscientes com o destino do lixo são reforçadas e ensinadas por diversos meios de comunicação e de diferentes formas, até mesmo por paródia. A paródia é um jeito lúdico de cantar e contar histórias e satirizar problemas do dia a dia. a turma da professora Benedita traz a paródia do lixo para refletirmos agora nossa forma de destinar nosso lixo.



Destaques
Últimas notícias
Pesquisar por Tags
Siga-nos
  • Facebook Classic
bottom of page