top of page

APAE de São Luís participa do projeto Capacita APAE Brasil

O Maranhão será o sexto estado brasileiro a receber o projeto que capacita e integra profissionais das Apaes de 68 municípios maranhenses.

Entre os dias 24 e 25 de outubro, São Luís recebeu o projeto Capacita APAE Brasil, promovido pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), visando integrar profissionais das Apaes presentes em 68 municípios maranhenses, oferecendo ferramentas para ampliação e aprimoramento da defesa dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. O Maranhão foi o sexto estado brasileiro a receber o treinamento que já capacitou profissionais dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Pará e Amapá.


Estiveram representando a Apae de São Luís o Sr. Sebastião Vanderlan de Almeida Rolim, Presidente da APAE de São Luís; a Gestora Administrativa, Profa. Christiane Diniz; a Gestora de Saúde, Sra. Emanuele Marques; a Gestora da Escola Eney Santana, Profa. Pauliana Batista e a Assistente Social Silene Veiga. Durante a cerimônia de abertura, alunos da Escola Eney Santana, mantida pela Apae de São luís, apresentaram um pot-pourri de músicas regionais. O grupo de musica foi o vencedor do Festival Estadual Nossa Arte, e irá representar o Maranhão no festival nacional que ocorrerá em novembro na cidade de Manaus (AM).


Na abertura dos trabalhos, o presidente da Federação das APAES no Maranhão, Enilson do Nascimento Santos falou sobre esse projeto pioneiro no Brasil. “Para nós é um momento ímpar onde os profissionais da área de saúde, educação, assistência social e gestão vão receber essa capacitação para melhor atender o público alvo, melhorando cada vez mais a qualidade de atendimento”, elogiou.


Além da capacitação, a proposta também é buscar a interação entre as APAES , a integração com as políticas públicas e a oportunidade de convívio com os integrantes da rede APAE Brasil, como demonstra o coordenador nacional de Saúde e Prevenção da Fenapaes, Albanir Santana:

“Estamos percorrendo todo o Brasil apresentando perspectivas do que está acontecendo no país em relação à saúde e trazendo informações a respeito de todas as leis, normas, condições para obtenção para provento de recursos para se investir em saúde. Nosso foco será nas leis, para que aja uma capacitação nacional da rede com as diretrizes do SUS, dando exemplos que sirvam para todas as outras diretrizes”, explicou.


Segundo o presidente da Fenapaes, José Turozi, além do projeto de capacitação nos estados, a gestão está desenvolvendo um portal da Universidade coorporativa das Apaes- Uniapae. “Nosso objetivo é colocar o pé na estrada, eu entendo que só conhecendo a realidade do Brasil a gente pode realmente fazer um plano de ação e também cobrar das instituições públicas, nossos parceiros. Sobre a plataforma de treinamento à distância, já estamos com conteúdo pronto na área de assistência social no site com previsão de lançar conteúdo na área do direito e gestão”, concluiu.

Destaques
Últimas notícias
Pesquisar por Tags
Siga-nos
  • Facebook Classic
bottom of page