top of page

APAE de São Luís realiza palestra de inauguração campanha Outubro Rosa


Colaboradores, e usuários dos serviços oferecidos pela APAE de São Luís foram convidados a refletirem sobre o autocuidado. Veja a programação completa para este mês!

Na manhã da sexta-feira (4), ocorreu o lançamento da Campanha Outubro Rosa, com a palestra “Se cuide, se toque, se ame”. Colaboradores e usuários dos serviços de saúde oferecidos na APAE de São Luís foram convidados a refletir sobre o autocuidado para prevenção do câncer de mama, segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os casos de câncer que afetam o sexo feminino segundo o Instituto Nacional de Câncer- INCA.


A enfermeira Ana Cleide Vasconcelos foi uma das profissionais que ministrou a palestra e trouxe um resgate histórico da simbologia do Outubro Rosa:


”Essa campanha é um movimento internacional que 2002 ela se estendeu no Brasil. Começou pela atenção à incidência do câncer de mama, porém em 2011 ela foi estendida para o câncer de colo-uterino. Por isso, a proposta que lançamos aqui foi que as mulheres assumissem sua responsabilidade pelo seu autocuidado, seu acariciamento, pois o nosso corpo é nossa habitação, precisamos manter os cuidados do dia-a-dia com alimentação, e praticar autoexame da mama, o exame papanicolau, que é o exame preventivo do câncer de colo-uterino, e a mamografia que é um padrão ouro para o câncer de mama”, explicou.


De acordo com o INCA, no Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres. Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).


Ainda segundo o Instituto, a prática de atividade física e de alimentação saudável, com manutenção do peso corporal adequado, estão associadas a menor risco de desenvolver câncer de mama: cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados esses hábitos. A amamentação também é considerada um fator protetor.


Para a estagiária de Recursos Humanos, klysmary Estrela, conhecer o seu corpo, é o primeiro passo para o trabalho de prevenção. “Precisamos estar atentos para os sinais que o nosso corpo dá, prevenir é sempre a melhor forma de manter a nossa saúde em dia, para isso o autoconhecimento e o acompanhamento médico regular podem salvar muitas vidas”, alertou.


Pensando em intensificar as ações de sensibilização e conscientização da Campanha do outubro Rosa a APAE de São Luís está com uma programação de atividades para todo mês, confira!



Programação Outubro Rosa APAE


07/10, 18/10, 22/10 e 28/10


*Palestra Educativa: Prevenção e Detecção do Câncer de Mama e Colo Uterino


*Encaminhamento do grupo alvo para realização de consultas de enfermagem e exames de coleta de PCCU e Mamografia


Local: Área de vivencia da Central de Marcação da Consultas (CEMARC) da Semus

Horário: 07H30



15/10


*Aferição de Pressão Arterial, Glicemia e Teste rápido de HIV


*Apresentação de Próteses do aparelho genital feminino e de Mamas com demonstração para identificação da Mama saudável e com alterações;


*Captação, Triagem e Encaminhamento do grupo alvo para realização de consultas de enfermagem e exames preventivo Papanicolau e Mamografia;


*Ação Mary Kay


Público-alvo: Usuários da APAE de São Luís

Local: Área de vivencia da Clínica Escola

Horário: Turno matutino (a partir das 08h30)



29/10


* Roda de Conversa- A Importância do autoconhecimento. Dra. Roseli Aragão- Ginecologista e Sexóloga.

Prevenção do Câncer de Colo Uterino e Mama com orientações para autoexame da mama e solicitação para preventivo e mamografia – Professores e acadêmicos do Curso de Enfermagem da Faculdade Santa Terezinha -CEST.


* Aferição de Pressão Arterial e Glicemia - Área de Vivência;


* Ação Mary Kay


Público-alvo: Colaboradores da APAE e Mães da Escola

Local: sala 29 da Clínica Escola

Horário: Turno matutino ( a partir das 08h30)




Destaques
Últimas notícias
Pesquisar por Tags
Siga-nos
  • Facebook Classic
bottom of page