Semana Nacional da Pessoa com deficiência reúne atividades na APAE de São Luís

17/08/2018

 

 

 

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, promovida pela APAE, começa nesta terça-feira (21) e segue até o dia 28 de agosto, com várias atividades em São Luís. Uma programação foi planejada com missa, palestras, oficinas, contação de histórias com profissionais da Semed, circuito de prevenção, dia de lazer e interação entre alunos e seus familiares.

 

A cada ano, a Semana da Pessoa com Deficiência abre debates e coloca em reflexão o dever da inclusão. Uma mobilização que envolve toda instituição, alunos e familiares na intenção de fazer com que a sociedade reflita sobre a questão da igualdade e inclusão da pessoa com deficiência.

 

Este ano, o tema escolhido foi “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas” que busca reafirmar no contexto desse movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida de seus filhos, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação.

 

Como ponta pé das atividades da Semana e na tentativa de envolver ainda mais os alunos, nesta quarta-feira (15) ocorreu na sede da APAE de São Luís o Encontro de Formação com Autodefensores e Alunos maiores de 14 anos, como o objetivo de instigar o interesse e participação no tema a ser debatido este ano. “Nesse primeiro momento, trabalhamos de forma mais clara possível para que eles se sintam envolvidos pelo tema. Buscamos trabalhar dinâmicas sobre a importância da família, sobre autonomia, sentimentos e direitos já adquiridos por eles. Houve um retorno muito positivo nesse primeiro momento, o que nos faz ter a certeza que teremos uma Semana de muitos aprendizados”, destacou a Psicóloga Soraya Costa.

 

Evento Nacional

 

Em todo o Brasil, no período de 21 a 28 de agosto, é comemorada por todas as APAEs a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O objetivo da Semana é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.

 

APAE de São Luís

 

A APAE de São Luís é uma entidade assistencial e educacional, filantrópica e sem fins lucrativos. Sua principal função é promover e articular ações de assistência social, educação, saúde e defesa dos direitos da pessoa com deficiência. Todo o atendimento é gratuito, por isso, a ajuda da sociedade é importante para manter a instituição com os serviços em dia.

 

Como ajudar

 

A APAE de São Luís fica localizada na Avenida Granja Barreto, nº 1, Bairro Outeiro da Cruz, próximo ao complexo esportivo Castelão/Castelinho. Os interessados em colaborar com a instituição podem acessar o site www.apaesaoluis.org.br e verificar as opções ou até mesmo entrar em contato por meio do telefone 98 3216 – 4210 / 3216 – 4250.

 

 

Confira a programação da Semana:

 

DIA 21/08 (3ª feira): 
Celebração de Missas em Ação de Graças.

Local: Sala 29 / Horários: 9h30 e 15h30


 

DIA 22/08 (4ª feira): 
3º ENCONTRO DE COORDENAÇÃO, EQUIPE TÉCNICA E PAIS.

- 1º momento: Com a Coordenação e Equipe Técnica – Exibição de vídeo e realização de dinâmica

- 2º momento: Palestra com os coordenadores da Pastoral da Família, da Arquidiocese de São Luís.

  • Atividade para os alunos: Desenvolvimento do tema em sala de aula pelas professoras

 

DIA 23/08 (5ª feira):

PARA OS ALUNOS: Atividade de contação de histórias, com profissionais dos carros biblioteca da Semed, nos turnos matutino (9h às 10h30) e vespertino (14h30 às 16h30)

 

PARA OS FAMILIARES: Exibição de filme e debate. Profissionais: Soraya, Danilo e Sandra


DIA 24/08 (6ª feira):

Sessão de cinema

Local: Cinesystem, no Rio Anil Shopping / Horário: 9h30

 

DIA 27/08 (2ª feira):

PARA OS FAMILIARES: Circuito de prevenção com acadêmicos e supervisores dos cursos de Enfermagem (aferição de pressão arterial e teste de glicemia) e de Nutrição (orientação nutricional).

Local: Sala 29

  • PARA OS ALUNOS: APRESENTAÇÃO DO SESC CULTURA: “HOJE TEM MÁGICA”.

Horários: 9h30 e 14h30

 

DIA 28/08 (3ª feira):

DIA DE LAZER - SESC OLHO D ÁGUA.

Horário: 8h às 16h

 


 

Please reload

Destaques

XV Mostra de Conhecimentos da escola Eney Santana envolve alunos e seus familiares

14/11/2019

1/10
Please reload

Últimas notícias
Please reload

Pesquisar por Tags