top of page

Com apoio da Cemar, Boi Mimoso da APAE de São Luís encanta arraiais da capital




Consolidando-se a cada ano como um grupo cultural que muito tem contribuído para a socialização e inclusão social da pessoa com deficiência, o Bumba Boi Mimoso da APAE de São Luís, encantou o mês junino com toda sua simpatia, irreverência, ritmo, cores e tradições que compõem o São João do Maranhão.


E este ano para fortalecer ainda mais a trajetória do Boi Mimoso e garantir a inclusão dentro da cultura maranhense, o grupo contou com o apoio da Companhia Energética do Maranhão (CEMAR) que viabilizou recursos destinados ao período de apresentações.


A Companhia já é parceira da Instituição em outros projetos, dentre eles, está a reforma do Ginásio Poliesportivo da APAE, o Projeto Eficiência Energética que consistiu na doação e instalação de equipamentos que geraram economia no consumo de energia elétrica e a doação por meio da fatura de energia.


“Em nome da APAE de São Luís agradeço a parceria constantemente concedida pela CEMAR, uma das empresas mais sensíveis com a causa apaeana. Esta entidade filantrópica, em sua trajetória histórica de inclusão na cultura maranhense, compõe-se de um grupo ativo de participantes, que dá vida e voz a socialização da pessoa com deficiência. Espero que haja sempre visões e missões integradas em benefício desta valorosa causa”, destacou o Presidente da APAE de São Luís, Sebastião Vanderlaan Rolim.


O Boi Mimoso fechou o período junino com várias apresentações pelos arraiais da capital, dentre eles a participação no São João da Thay e concluiu sua festança no Arraial Energia do São João patrocinado pela Cemar no mês de julho, no Ceprama.


Sobre o Bumba Boi Mimoso


Ao som do sotaque de orquestra e hoje com 98 participantes, o Bumba Boi Mimoso da APAE de São Luís foi criado em meados de 1985 por professores da entidade com o objetivo de incluir arte e cultura nas atividades de socialização e inclusão social da pessoa com deficiência.


Sua primeira apresentação externa foi na primeira mostra do festival nacional “Nossa Arte” realizado em julho de 1985, durante o XVII Congresso Nacional das APAES realizado em Salvador/BA, com participação do grupo Olodum.


Seguinte a esta apresentação, o grupo recebeu diversos convites, a citar, o Congresso Nacional de Brasília e Centro de Cultura de Vitória/ES. Hoje, o Boi Mimoso é cadastrado no grupo A nas secretarias de cultura do Estado e do Município, fazendo parte da programação Junina de São Luís.



Destaques
Últimas notícias
Pesquisar por Tags
Siga-nos
  • Facebook Classic
bottom of page