:: PSICOLOGIA

 

Promove o desenvolvimento de potencialidades e habilidades nas diversas áreas de desenvolvimento: mental, emocional, social, psicomotor e aprendizagem. O paciente é avaliado, diagnosticado e encaminhado para o tratamento especializado de acordo com suas necessidades (demandas), estando de acordo com o enfoque interdisciplinar, com o objetivo de atender o paciente de forma integral.

 

Demandas atendidas no Setor:

Crianças com atrasos no desenvolvimento;
Problemas de aprendizagem;
Deficiências e/ou transtornos;
Síndromes;
Dificuldades no relacionamento interpessoal;
Problemas comportamentais;
Alterações de humor;
Quadros de depressão e/ou ansiedade;
Quadros de estresse.

 

Funcionamento: Segunda a Sexta, de 7h30 às 17h30.

 

Serviços oferecidos pela clínica de Psicologia da APAE – São Luís

 

TRIAGEM: anamnese realizada com o objetivo de avaliação e psicodiagnóstico clínico, subsidiando condutas de orientação e encaminhamentos.

Público-alvo: crianças de 4 a 11 anos, com encaminhamento médico e/ou da escola.
Agendamento para triagem: toda ultima quinta-feira do mês, no horário das 9h às 11h, no Setor de Psicologia – APAE. 30 vagas mensais.

As crianças avaliadas na triagem aguardam vaga para o atendimento clínico.
Atendimento clínico infantil (04 a 11 anos)


LUDOTERAPIA: abordagem psicológica realizada individualmente ou em grupo, que utiliza recursos lúdicos (brinquedos, jogos, histórias, teatro de bonecos, etc.) com o objetivo de desenvolver a expressividade simbólica da criança como forma de elaboração de seus conflitos internos.

 

PSICOMOTRICIDADE: abordagem individual ou em grupo, que promove a consciência e o domínio corporal através de atividades para desenvolver habilidades, movimentos voluntários, ações intencionais, gestos, atitudes, comunicação, que facilitam a relação da criança com o mundo material e humano.

Atendimento clínico ao adolescente (12 a 18 anos):

 

Acesso: agendamento de consulta por procura direta e/ou via encaminhamento. Realizado em contato com os psicólogos responsáveis  na última semana de cada mês.

 

PSICOTERAPIA: atendimento individual ou em grupo que realiza escuta terapêutica, orientações e aconselhamento, através de atividades lúdicas, com objetivo de reabilitação e inclusão do adolescente especial.

 

Arte-terapia: integra o adolescente, família e sociedade, por meio de atividades artísticas, como teatro, música e pintura.

Atendimento clínico ao adulto (a partir dos 18 anos):

Acesso: agendamento por busca espontânea e/ou encaminhamento por procura direta com a psicóloga responsável, na última semana de cada mês.

 

PSICOTERAPIA INDIVIDUAL OU EM GRUPO: abordagem psicológica com objetivo de promover o processo de autoconhecimento, autocontrole, auto-aceitação e auto-gestão. Possibilitam a identificação e conscientização dos conflitos intra-subjetivos e interpessoais, a fim de fortalecer a capacidade de enfrentamento e superação de dificuldades que resultam em sofrimento psicológico.

DOAR AGORA!