:: Clínica Escola - Santa Edwiges

 

A Clínica-Escola Santa Edwiges foi construída pelo CEST para servir de campo de práticas assistidas, de estágios supervisionados, de projetos de pesquisa e de extensão dos seus cursos. Desse modo, a APAE de São Luís – Mantenedora da Faculdade, e o CEST, através da Clínica-Escola, vêm contribuindo para a inclusão social, a promoção da cidadania e a interação com a sociedade, nas áreas da educação, da educação em saúde, da promoção da saúde e da cidadania, a partir das atividades realizadas e dos serviços que oferecem à população, cumprindo, desse modo, o compromisso de integrar os seus cursos ao Sistema Único de Saúde (SUS) e à comunidade.

 

 

Equipe multiprofissional 

 

Com a participação de toda a equipe multiprofissional, a Clínica-Escola realiza cerca de 8.000 atendimentos mensais, através do SUS, dirigidos não só às pessoas com deficiência, mas também à comunidade em geral, da capital e do interior do Estado. Por sua vez, a APAE diretamente disponibiliza assistência médica à população nas áreas de Dermatologia, Otorrinolaringologia, Cardiologia, Neurologia, Psiquiatria, Pediatria, Clínica Médica e Ortopedia, bem como nas áreas de Assistência Social, Nutrição, Psicologia, Enfermagem, exames laboratoriais, Ultra-sonografia, Raios X, Eletrocardiograma, Tomografia, Mamografia, Eletroencefalograma e Teste do Pezinho, realizando cerca de 50 mil atendimentos mensais.

 

Funcionamento: 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h- segunda a sexta-feira.

ALÉM DOS ATENDIMENTOS E AÇÕES REALIZADAS POR SEUS SETORES, A CLÍNICA-ESCOLA DESENVOLVE AS SEGUINTES ATIVIDADES:

 

 

PESQUISAS RELATIVAS A MONOGRAFIAS DE CURSOS


A Clínica-Escola está disponibilizada como campo preferencial para desenvolvimento dos projetos de pesquisa das monografias dos cursos de graduação e de pós-graduação do CEST. Os projetos de pesquisa relativos às monografias, após chancela do Comitê Científico - CoCi, são encaminhados à Coordenação da Clínica-Escola, através das Coordenações dos Cursos, e acompanhados pelos respectivos orientadores.

 

 

PROJETO APRENDER FAZENDO


O projeto é realizado nos meses de julho e janeiro de cada ano, envolvendo diferentes disciplinas e promovendo espaço importante de aprimoramento acadêmico dos alunos. Seu objetivo é proporcionar aos alunos aprendizado teórico-prático, bem como provocar análises e reflexões sobre as diferentes realidades vivenciadas na Clínica-Escola.

 

ESTRUTURA FÍSICA


A Clínica-Escola possui 3.360,04 m2 de área construída, distribuídos em dois andares. No primeiro funcionam os setores de Fonoaudiologia, Enfermagem e Nutrição e, no térreo, os setores de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Os dois andares possuem ampla área de recepção para os usuários, três salas de aula e diversos banheiros, inclusive adaptados, além de fraldários.

 

PRINCIPAIS ATIVIDADES DOS SETORES DA CLÍNICA-ESCOLA


A Clínica-Escola, através dos seus setores de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Enfermagem e Nutrição, executa procedimentos especializados, de acordo com a demanda apresentada, a partir do encaminhamento feito pelos serviços da APAE ou por serviços de saúde externos. A assistência na Clínica-Escola é prestada pelos alunos aos clientes, em níveis de complexidade diferentes, sob acompanhamento direto dos professores e supervisores docentes, tanto por ocasião das práticas assistidas das disciplinas, como principalmente por meio dos estágios supervisionados realizados.

 

SETOR DE FISIOTERAPIA 


Presta atendimento de reabilitação para crianças, adolescentes, adultos e idosos, nas áreas de neuropediatria, neurologia, traumato-ortopedia, reumatologia, respiratória e hidroterapia. Disponibiliza ainda o serviço da Escola de Posturas, que objetiva prevenção e tratamento das dores de coluna. O acesso a esse serviço se dá após autorização via CEMARC, com emissão prévia de carimbo, na guia de encaminhamento médico, pelo setor.

 

SETOR DE FONOAUDIOLOGIA


Presta atendimento para crianças, adolescentes, adultos e idosos, com avaliação e orientação de pais e pacientes, na área de saúde pública, e realiza terapias fonoaudiológicas, nas áreas de linguagem oral, escrita, fala, voz e motricidade orofacial. São disponibilizados também exames audiométricos (audiometria tonal e vocal, imitanciometria e audiometria infantil), eletrofisiologia (audiometria de tronco encefálico - ABR e vectonistagmografia), prótese auditiva (indicação, seleção e adaptação de aparelhos de amplificação sonora individual).

 

SETOR DE TERAPIA OCUPACIONAL


Presta atendimento para crianças, adolescentes, adultos e idosos, nas áreas de neuropediatria, percepto-cognitiva, traumatologia, reumatologia, ortopedia e neurologia. No eixo de saúde mental atende a mães e/ou responsáveis de usuários com deficiência que apresentam dificuldades cotidianas. Este setor tem com maior objetivo promover a independência dos usuários em suas Atividades de Vida Diária (AVD's), realizando treinamentos em seu laboratório de AVD's. O acesso a esse serviço se dá através de procura direta, mediante apresentação de encaminhamento médico. 

 

SETOR DE ENFERMAGEM


Presta atendimento para crianças, adolescentes, adultos e idosos comfoco na prevenção, orientação, assistência e educação em saúde, com palestras educativas e atividades lúdicas. Desenvolve ainda ações nas áreas de saúde da mulher (realização de exames de preventivo do câncer de colo uterino e exame de mama), saúde da criança (acompanhamento do crescimento, desenvolvimento e imunização) e saúde do adulto/idoso e saúde mental. O acesso a esse serviço se dá através de procura direta, mediante apresentação de encaminhamento médico. FIQUE ATENTO: O Serviço de Imunização possui horário diferenciado de atendimento e funciona diariamente das 07:00h as 11:00h.

 

SETOR DE NUTRIÇÃO


Presta atendimento para crianças, adolescentes, adultos e idosos, nas áreas de educação nutricional (orientação e acompanhamento), programas específicos (síndrome de Down, fenilcetonúria, anemia falciforme), além da assistência a grupos específicos (gestantes, diabéticos e hipertensos). O acesso a esse serviço se dá através de procura direta, mediante apresentação de encaminhamento médico. 

 

 

DOAR AGORA!