Não deixe de fazer o Teste do Pezinho no seu bebê!

 

CONHEÇA A APAE

APAE - ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS, DE SÃO LUÍS-MA, Instituição filantrópica, sem fins lucrativos, foi fundada em 10/março/71, sob os auspícios de um grupo de empresários, assistentes sociais da Universidade Federal do Maranhão, coordenado pela então primeira dama do estado, Srª ENEY SANTANA".

O seu início, em que pese o esforço inaudido do grupo, teve como fundamento a estruturação do Ensino Especial.

Em 1976 novo grupo assumiu o comando da APAE, quando então, mercê de idéias mais avançadas no tempo e no espaço, impulsionaram a instituição, melhorando-a em termos de recursos materiais e humanos, de sorte a ser considerada, nos dias atuais, umas das APAE's mais bem estruturada do país.

A administração da APAE, saiu do campo específico e limitado da sala de aula, e partiu para um campo mais amplo, na busca de recursos terapêuticos nas áreas médica e para-médica, para os exames especializados, (inclusive o teste do pezinho), até a profissionalização, a música e as artes despontando no país atualmente com os melhores grupos folclóricos no campo da deficiência.

Em abril de 1995, foi criado o Bumba-meu-boi mimoso da APAE, que tem feito brilhantes apresentações em São Luís, interiores maranhense e outros Estados.

Atualmente a APAE participa do Carnaval de São Luís, apresentando-se no desfile oficial na Passarela do Samba e nos circuitos de ruas com seu BLOCO TRADICIONAL, formado por 42 (quarenta e dois) jovens e adolescentes Portadores de Deficiência.

No que se refere a articulação com a comunidade, é bastante expressiva a participação da APAE, no sentido de divulgar informações sobre assuntos referentes ao Portador de Deficiência, bem como oferecer atendimento médico psicossocial à população.

Todos os anos é comemorado de 21 a 28 de agosto a SEMANA NACIONAL DO EXCEPCIONAL marcada por um tema voltado para a causa.

No ano de 2001 desenvolvemos o tema: FAZER A "INCLUSÃO SOCIAL" é Excepcional: Seja um "voluntário" É com este
tema que a APAE de São Luís representada por 80 (oitenta) alunos, vem para este desfile.

Serviços Prestados a Comunidade

 

««Voltar

 

Rua Granja do Barreto nº 01 - Outeiro da Cruz - São Luís-MA, Fone:(0xx98) 243-5533/243-6049 e Fax:243-3511